quarta-feira, 18 de março de 2009

só pensando...




















18.03.2009 - só pensando...

filmes, livros, vida, coincidências...

No filme "Um hotel bom pra cachorro"
dois irmãos perdem os pais e ficam pulando de família em família (já vi esta história em algum lugar!!!!)
o menino começa a recolher vários cachorros abandonados
e quando a irmã chega ele já vai logo apresentando os cachorrinhos que já foram batizados
ela na mesma hora o repreende:
- não coloque nome neles! não podemos ficar com eles e quando você coloca nome está criando um laço, uma intimidade...

o contexto é mais ou menos este
depois trocando idéias eu ouvi:

- pais e mães que chamam seus filhos de fiiiiiiiiiiilho ou fiiiiiiiiiiiiilha
sem falar o nome
fazem isso pois
não querem intimidade
não querem se aproximar demais
não querem se envolver
pois quando chamamos qualquer pessoa pelo nome já ficamos mais próximos

CRUEL? nunca tinha pensado nisso?
eu achei cruel, mas comecei a pensar e me lembrei de alguns casos que comprovam essa triste e real teoria ... eu nunca tinha pensado nisso...

quando sabemos o nome dos vizinhos, do carteiro, do açougueiro, da vendedora da loja que sempre nos atende criamos laços, nos aproximamos, nos sentimos à vontade para conversar, somos mais educados e cordiais

mas quando queremos manter distância é melhor não saber nada
principalmente o nome
pois quando chamamos alguém pelo nome...

"A cabana"
estou devorando este livro
nossa... vale a pena ler
numa das conversas de Mack com Deus:

- Não é verdade que você sempre teve dificuldade para me ver como um pai? Depois do que passou, não fica nada fácil lidar com um pai, não é?

- ... por enquanto, deixe-me dizer que, assim que a Criação se degradou, nós soubemos que a verdadeira paternidade faria muito mais falta do que a maternidade. Não me entenda mal, as duas coisas são necessárias, mas é essencial uma ênfase na paternidade por causa da enormidade das conseqüências da ausência da função paterna.

sais minerais quantos pensamentos ricos e profundos
isso tá borbulhando na minha cabeça

será que as pessoas que não conseguem se aproximar de Deus podem ter tido dificuldades de relacionamentos com seus pais?

me lembrei de três pessoas próximas que se encaixam direitinho nessa explicação,
duas delas já não se encontram mais entre nós, mas com certeza se sentiriam aliviadas depois de lerem isso...

a importância do PAI
aí eu nado de braçadas, pois pra mim o meu pai é um grande exemplo mesmo depois de ter partido há tantos anos atrás...

me lembrei do Wander
do Êdo
do Augusto, pai da Ju
do Vinícius marido da Ju
do tio Antônio pai dos filhos e adotado por tanta gente como eu
do Zefino pai da Bia
do tio Manuel
do Lulu pai da Ana Luzia
do Déio pai do JP e da Ana Beatriz
do Aldo pai da Elaine

pais de verdade
com carteirinha e tudo
pais babões, que vestem a camisa e pronto
pais que lembram o meu pai
meu amor maior
minha gratidão
meu bom exemplo
meu tudibão!

PAI, obrigada por tudo que você fez por mim
obrigada pelos exemplos concretos que você deixou
obrigada pelo amor incondicional
obrigada pelo carinho
obrigada por ter me colocado perto de Deus
é uma tristeza você ter partido tão cedo
mas é muito bom pensar que eu tive PAI!

agora foi a vez do pai
mas ainda vou falar da mãe
de irmãos não tenho a mínima competência para falar
pois sou filha única
na verdade acho que nunca vou conseguir entender direito
só sei que quando tá tudo bem é um paraíso
e quando não está é um in-fer-no!
os irmãos conseguem ser cruéis uns com os outros
pois, sabem direitinho com qual intensidade vão enfiar o dedo nas feridas...

essa lição cabe aos pais ensinar, incentivar, dar o bom ou o mal exemplo...
PARAÍSO ou INFERNO?????

quando a gente não tem irmãos
como faz pra entender?
como faz pra sentir falta?
é o mesmo que pedir para irmãos falarem, sentirem, pensarem e agirem
como se fossem filhos únicos, IMPOSSÍVEL!

esta geração de agora
está cheia de filhos únicos
ixi! que bomba!
somos mandões, egoístas, ciumentos, não sabemos dividir, temos dificuldades para perdoar, somos reis e rainhas dos nossos pais
sempre cheios de vontades
cheios de "eu quero"

os "únicos" terão a missão de aprender a não serem assim na escola
no grupo de amigos
no trabalho
pois lá encontrarão outros "únicos"
que também estarão tentando achar o seu lugar ao sol...

só falei os defeitos
ah! fiquei com preguiça de falar as qualidades
e isso pode ser um defeito meu:
não conseguir aceitar, perceber, receber e valorizar as minhas boas qualidades...

Deus proteja os filhos únicos
Deus proteja os irmãos
Deus proteja todos nós
amém.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
...

Nenhum comentário: