terça-feira, 22 de setembro de 2009

ângulos distorcidos
















 
tirei essas fotos brincando com a luz
com os movimentos
os reflexos
e as pequenas mudanças de ângulos
.














 
depois quando parei
vi que fotografei a minha vida
que tem andado nos últimos tempos muito distorcida
.


as imagens estao assim
grandes demais
finas demais
socadas ou alongadas ao extremo
enfim, longe de serem reais...
.















 
escolhas...

o que?

escolhas!
nos últimos tempos tenho feito umas escolhas muito estranhas
e que na época me pareceram muito boas e sensatas

ai ai...
ontem conversando com a Xará perguntei:

- onde voce e meus amigos estavam quando me deixaram seguir esses caminhos?
- porque nao me internaram no hospício?
- ou me amarraram numa camisa de forças????

tivemos que rir, pois as vezes nem os amigos conseguem nos abrir os olhos
mesmo que eles tentem
insistam
ponderem
ou argumentem tentando
mostrar o estrago que aquela escolha pode nos causar no futuro próximo...

ai ai...

Deus me deu o livre arbítrio
e com ele consegui fazer um estrago gigante na minha vida
e nao posso nem reclamar
pois a escolha foi de quem?
ninguem obrigou
incentivou
eu mesma fiz sozinha! achando que estava "certa" e que todos estavam "errados"!

"maturidade" e "livre arbítrio" podem sim
nos jogar no buraco!

e agora que a nuvem de poeira está sumindo
aí que estou me dando conta do estrago
e aos poucos vou contando os mortos e feridos deste furacao...

no impulso do pé no chao
a revolta foi a primeira a aparecer

depois veio o desânimo junto com a tristeza que insistiam em afirmar que nao tinha mais jeito

o tempo passou mais um pouco e a apatia tomou conta de tudo... o marasmo reinou absoluto...
até que a água fria me despertou do pesadelo
no susto recomecei a andar sem rumo
pra onde? pra quê?
nao tenho idéia
agora vale tudo
só nao vale ficar parada

os pensamentos começaram a me torturar mas também me deram esperança
que dias melhores virao
e que nada é eterno
nem as coisas boas e nem as ruins...

a dor da paulata continua
as cicatrizes também
mas um dia
levantei da cama
tomei aquele banho dos deuses
vesti o jeans, a camiseta básica branca, a sandália plataforma, os brincos de argola, rímel e lápis
saí pela porta e voltei a viver

agora tentando nao ter tantas idéias
sendo mais humilde
menos sonhadora e ingênua
tentando manter os pés no chao
afinal minha bolha estourou depois de 44 anos

é...
cedo para algumas coisas
tarde para tantas outras

só sei que agora nao tem como voltar atrás
pois embora nao quisesse
conheci o lado negro e sombrios de muitas coisas e pessoas
mas pelo menos amadureci

aos poucos estou vendo quem continua comigo
quem pulou do trem
quem mudou de vagao
e quem eu joguei pra fora sem direito a outra passagem
pois percebi que nao devia ter dado permissao para que fizessem parte da minha viagem...

o vagao pode estar quase vazio
mas aos poucos vai encher de novo
vai brilhar e terei bons motivos para comemorar
mais uma viagem que chegou ao fim

novas viagens virao
novos e antigos passageiros estarao no vagao
que agora estará limpo, perfumado, iluminado e feliz
novas paisagens pelo caminho é o que eu desejo para mim e para as pessoas de bem que estarao no meu trem
no meu caminho
enfim
na minha vida

que o bondoso Deus me proteja do meu "cao negro"
e que ele vá embora pra sempre
amem.

...

Um comentário:

Beatriz disse...

Eu tô dentro deste vagão, cheirosinho, limpinho, com uma vista linda pela janela e a certeza de uma linda viagem com direito a uma parada numa estação daquelas de filme, cheia de gente com sonhos e desejos como nós e principalmente, com a esperança danada de dias melhores em nossa companhia.
Boas voltas, já estava com saudades! Beijos a todos que junto com a gente, viaja neste nosso trem.