terça-feira, 1 de março de 2011

privacidade na rede :(















falsa privacidade :(
.
caí no conto do vigário
quando coloquei um álbum cheio de fotos particulares no facebook
cliquei em privacidade
escolhi as pessoas que poderiam ver as fotos e pronto
fiquei tranquila :)
.
até que um tempo depois...
ai ai ai...
mais um pouco de ai ai ai
dei de cara com TODAS as fotos do álbum
no face de outra pessoa
pode?
.
descobri por acaso
pois a pessoa nem está na minha lista de amigos
e não me pediu autorização para pegar e usar as fotos
que no caso estavam privadas
e ainda por cima criou um novo álbum
com outro nome e novos comentários
.


como assim?
sinceramente
fiquei indignada
e sem entender o que aconteceu
.
essa história além de me chatear
me deixou completamente descrente nessa tecnologia de nuvens
que é justamente o tema do meu trabalho na facu :(
 .
eu quero saber
como resolver isso?
a regrinha de "pegar sem comunicar"
faz parte ou não no manual das boas maneiras?
.
outra situação constrangedora que passei por lá
aconteceu na semana passada
quando recebi uns recadinhos MUITO malcriados
de um colega do meu anjo
.
naquele espaço aberto para meus amigos
quem leu ficou sem entender e levou um susto
com as ofensas gratuitas de um menino
e por minha parte fiquei sem entender a revolta
já que ele sempre foi muito educado comigo
.
pedi para que ele parasse com as baixarias
mas de nada adiantou
então resolvi ligar para mãe dele e perguntar o que estava acontecendo
aí fiquei sabendo que um colega que tem a senha da conta 
entrou lá e começou a deixar esses recadinhos por aí  :(
pode?
neste caso
sorte que eu tinha o telefone do menino e consegui resolver o mal entendido
.
senhas
senhas emprestadas ou roubadas
privacidade
falta de noção
irresponsabilidade
aí eu te pergunto
onde termina o meu direito
e começa o do outro nessas redes sociais?
o que eu coloco na rede
mesmo que em privacidade
é meu
ou é de todo mundo porque está na rede?
 .
estudando a respeito dessas tecnologias
fiquei realmente incomodada
e sem saber o que pensar e como agir :(
 .
no caso de fotografias
que é o que mais pega pro meu lado
eu queria o manual da boa convivência
onde ficamos sem saber como agir
se não gostamos
ou não queremos ficar expostos em álbuns alheios
.
e aí? o que fazer?
como abordar este assunto
sem causar mal estar
podendo até perder um amigo
ou em último caso
ganhar um inimigo?????
 .
as boas maneiras nos dias de hoje
estão muito confusas
as etiquetas estão despencando
e nesse "tudo pode sem limites"
ficamos perdidos
sem querer ofender os outros
mas também insatisfeitos com as “saias justas”
que entramos sem necessidade :(


...

4 comentários:

Andrea Oliveira disse...

Rede social sinonimo de nao privacidade. Complicado isso. Mas acho que entrar no site ou na rede de alguem roubar fotos e usar como suas, é falta de etica, falta de educação, falta de vergonha.
No minimo pedir autorizacao e dar autoria a quem de direito.
Absurdo total...

AL disse...

Concordo com a Andrea!
Ah, roubar senha do outro e fingir que é a pessoa é muito ruim....
Mamãe ficou chocada quando viu os recados do menino no seu facebook. Pelo menos agora está explicado.
Bjs

Beatriz disse...

Situação complicada.. mas acho que a gente tem o dever de dar educação aos nossos filhos. O pior que a falta dela, não reflete somente nas redes sociais mas em tudo na vida. Atualmente o que mais eu tropeço é em gente mal educada. UM HORROR!!!! Sinceramente nãoo seui onde vamos parar. Beijos

Mary disse...

Roubar fotos.... como o nome já diz... é roubo. Se você tem como provar que são suas mesmo crime na certa!!! Beijos