sábado, 22 de agosto de 2009

o dia de amanhã no passado...














 
24 anos atrás...
papai estava com problemas cardíacos
tinha que fazer uma ponte de safena
mas e o pulmão?
o pulmão estava debilitado por causa do C I G A R R O
meu trauma - nojo, asco, pavor - pelo cigarro entrou aí na minha vida
e assim
matando a pessoa que eu mais amava...

e agora o que fazer?
operar ou não?
parar de fumar agora vai adiantar?
well...
a resposta é operar e parar de fumar
mas se eu pudesse voltar no tempo
deixaria ele fumar
pois de nada adiantou
imagino a força que ele estava fazendo para não fumar e controlar o nervosismo com os preparativos para a operação e a morte...

no dia 22 de agosto papai se submeteu a arriscada cirurgia
na parte da tarde fui ao Hospital Belo Horizonte visitá-lo no CTI
meu pai
aquele forte e sempre sereno
lá estava deitado
sem o dente postiço
frágil... debilitado...
mesmo fraco teve forças para falar aos enfermeiros:
- esta é minha filha! claudia é o nome dela!
ai ai...
ai ai...
que dor e que saudades...
ai ai...

Dr. Vale cuidou do meu pai
um médico novo que lhe deu apoio nos últimos momentos da sua jornada aqui entre nós
no dia seguinte eu e Lena fomos visitá-lo novamente na parte da manhã
eu não queria entrar
mas entrei
não me lembro direito, mas o lençol estava todo atrapalhado
e papai desta vez nada falou...

pegamos o ônibus e paramos no centro
e antes de voltarmos para casa
a Lena sugeriu que entrássemos naquela igreja que fica no começo da Rua Tupis
é uma igreja evangélica
e até hoje não entendi porque paramos ali
já que a igreja São José é fica ao lado

aquela igreja fria
com seus bancos escuros
ouviu meus últimos pedidos para que Deus curasse papai...

chegamos em casa na Rua Amianto as 10:00 horas da manha

pouco tempo depois o interfone tocou...
aquele som ainda ecoa na minha memória...
- quem é?
- Hospital Belo Horizonte, podemos falar com a dona Marilena

depois disso só me lembro dos meus gritos desesperados
do choro incontrolável
eu na sala sentada no sofá inconformada, inconsolável, perdida, em pânico
querendo que tudo aquilo fosse apenas um terrível pesadelo...

pouco tempo depois chegou a ludmila
ela ficou ali do meu lado
e o Marcão estava na Escola de Engenharia
não tinha como avisá-lo
(isso voltou a aconteceu quando o sr. Osisris morreu
numa manhã de domingo
quando o Marcao estava jogando bola na AABB)
o celular estava longe de ser inventado...

quem disse que o tempo apagada as coisas?
quem disse?
me lembro de tudo
como se fosse hoje
inclusive a dor, a tristeza e todo o sofrimento
meu mundo caiu
depois disso
o inferno se instalou na minha vida
entrei numa tormenta sem fim
que levou vários anos para se acalmar
acho que este ano estou tão sensibilidade assim
pois tudo que passei nos últimos meses
me fez relembrar a morte do papai
a minha solidão
o meu medo de ficar sozinha no mundo
o sonho de ter uma família grande e feliz acabou pela segunda vez...

mas amanha vamos lanchar juntos
na casa da Lena
celebrando os bons momentos que papai nos proporcionou
e vai ter biscoito coberto de chocolate
melancia
e bananas que papai adorava!

meus filhos e o wander vão ouvir história do vovô Jadyr
um anjo que infelizmente eles não conheceram
mas que deixou uma linda história de amor, companheirismo, honestidade e bom exemplo

meu amado pai
seu lugar no meu coração continua aqui
meu infinito amor pelo senhor vai me acompanhar pra sempre

obrigada por tudo!
obrigada por ter sido o pai que compra biscoitos
e não aquele que pragueja lixo e fracasso para seus filhos

que o bondoso Deus nos proteja
que me dê forças para seguir sempre em frente
educando meus filhos com carinho, amor e bons exemplos
amem.











...

Nenhum comentário: