terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sacramentos...



há muitos anos atrás
nos bons tempos de crisma
li este texto que mudou o meu jeito de ver a vida
de viver
valorizar
e reconhecer coisas que parecem pequenas para os outros
mas que podem ser TUDO para mim


os sacramentos fazem parte do meu dia a dia
eles conseguem me emocionar
me remetem há lugares que fui feliz
a aromas que me fazem sonhar acordada
a ver objetos que me lembram pessoas que eu amo
e que nem sempre estão por perto...


sacramentos são amuletos
são gotinhas de esperança
são pontinhos de luz que iluminam o nosso caminho


sacramentos são pessoas queridas
momentos inesquecíveis
é a fé no invisível mais palpável e real
que passa pela minha vida
e com certeza pela sua também!


dezembro é um bom mês
para deixarmos aflorar os nossos sacramentos
os sentimentos bons e alegres
que nos fazem acreditar que a vida é bela
e que é o maior presente que Deus nos deu


divido aqui com vocês o antigo texto da crisma
que explica tão bem

"O QUE É SACRAMENTO

o sacramento é tudo aquilo que se vive, mas que poucos sabem
o dia a dia é cheio de sacramentos
na arqueologia do cotidiano medram os sacramentos vivos, vividos e verdadeiros

é o almoço familiar no domingo
o último toco de cigarro deixado por meu pai e guardado com todo carinho
a velha mesa de trabalho
o vaso de flor em cima da mesa
aquele pedaço de montanha
a velha casa paterna...

eles ficaram gente
falam
podemos ouvir sua voz e sua mensagem
elas possuem um interior e um coração
tornaram-se sacramentos
em outras palavras:
são sinais que contém, exibem, rememoram, visualizam e comunicam uma outra realidade diferente deles, mas presente neles

é como a montanha em frente à sua janela
as vezes o sol a calcina
outras a afaga
frequentemente a chuva castiga
não raro a névoa a envolve mansamente
nunca a ouvi queixar-se por causa do calor ou do frio
jamais cobrou alguma coisa por sua majestática beleza
nem o agradecimento
ela se dá simplesmente
gratuitamente
não é menos majestosa quando o sol a acaricia do que quando o vento a açoita
não cuida se a olham
nem se incomoda se a galgam
ela é como Deus
tudo suporta
tudo sofre
tudo acolhe
Deus se comporta como ela
por isso a montanha é um sacramento de Deus:
revela, recorda, aponta, re-envia"


ps. estas fotos eu tirei em Zakopane ali na Polônia!
as montanhas geladas
a primeira vez que vi a neve nas minhas maos
no meu rosto
na minha alma
lugar cheio de sacramentos eternos para mim...

...

Nenhum comentário: